terça-feira, 9 de abril de 2013




Os polímeros


Polímeros (do grego: “poli”, muitas; “meros”, partes) são macromoléculas formadas pela repetição de uma unidade molecular pequena denominada monômero. São produzidos por uma reação denominada polimerização, em que essas unidades moleculares são agrupadas dando origem ao dímero, trímero, tetrâmero e, finalmente, ao polímero.
Os polímeros denominados sintéticos, ou seja, produzidos de maneira artificial, podem ser classificados como polímeros de adição e polímeros de condensação. Os de polímeros de adição podem ser entendidos como uma molécula formada pela soma de vários manômeros todos iguais entre si; já os de condensação são formados pela reação entre manômeros onde geralmente ocorre a eliminação de uma substância mais simples como o H2O.
Os polímeros sintéticos estão muito presentes em nosso dia-a-dia, desde os plásticos, tecidos e elastômeros (borrachas) até o silicone.


Classificação dos polímeros

  • Polímeros de adição

Esses polímeros são formados a partir de um único monômero, por meio de uma reação de adição. Na geração de polímeros, as substâncias usadas manifestam, obrigatoriamente, uma ligação dupla entre os carbonos. Quando ocorre a polimerização, essa ligação é quebrada e, consequentemente, a geração de duas novas ligações simples. 



polietileno que é obtido a partir do etileno possui ótima resistência à umidade e ao ataque químico, mas sua resistência mecânica é baixa. É um dos polímeros mais usados pela indústria, empregado, por exemplo, na fabricação de toalhas, cortinas, invólucros, embalagens, recipientes, canos plásticos, brinquedos infantis, isolamento de fios elétricos etc.


 


polipropileno, obtido a partir do propileno ou propeno, é mais duro e resistente ao calor, se comparado ao polietileno. É muito usado na fabricação de artigos moldados e fibras.






·         Polímeros de condensação

Há a interação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos de grupos funcionais distintos. 

Um exemplo, é o polímero uréia-formaldeído, que é tridimensional obtido a partir da uréia e do formaldeído. Foi usado como o primeiro vidro plástico por ser transparente quando puro, mas com o tempo se tornam opaco e racha. O que pode ser evitado pela adição de celulose. Também usado em vernizes e resinas (usadas na fabricação da fórmica) na impregnação de papéis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário